Pesquisas

Conhecer o mercado, cenário econômico, clientes, fornecedores e concorrentes através da realização de pesquisas é essencial para empresas que desejam desenvolver-se cada vez mais. São através de levantamentos de dados e informações pertinentes que o empresário obtém um panorama atual e dos próximos passos a serem tomados para alcançar o sucesso.

Com o intuito de ajudar os associados a prosperar, o SICOM, através da Divisão de Pesquisa e Estatística, apresenta uma solução em inteligência empresarial: o SICOM Pesquisas. A atividade, que utiliza tecnologia de ponta para análise e coleta de dados, oferece diferentes tipos de estudos aos empresários representados, divididos em pesquisas de Mercado e Corporativas e pesquisas Exclusivas e Representativas!

Conheça mais sobre as pesquisas oferecidas pelo SICOM:

Pesquisa de Intenção de Consumo (PIC)

Busca analisar a tendência em gastos de produtos ou serviços oferecidos pelo mercado, com o intuito de entender a movimentação e a motivação da compra pela percepção dos consumidores.

  • Qual o gasto médio para compra de um produto ou serviço?
  • Onde e de que forma o consumidor pretender comprar?

Pesquisa sobre Tendências do Consumidor (PTC)

Tem a finalidade de entender o comportamento do consumidor com relação às ondas econômicas e quais ações emocionais podem influenciar nos resultados. É uma pesquisa complementar à intenção de consumo.

  • Quais as tendências de compra pelo consumidor?
  • Quais formas e os produtos que possuem maior tendência de consumo?

Pesquisa de Sondagem de Marca (PSM)

Estudo elaborado para analisar como a marca de uma empresa é percebida no mercado e como isso influencia para o sucesso do empreendimento. Verifica o posicionamento e a expressão da marca junto aos consumidores.

  • Qual é o nível de aprovação e rejeição da marca?
  • Como está a projeção da sua marca no mercado?

Pesquisa em Convenções e Feiras (PCF)

Pesquisa desenvolvida especificamente em eventos de grandes concentrações de pessoas, a fim de medir o sucesso, analisar o cenário e resolver possíveis eventualidades, através da avaliação e consideração dos participantes.

  • As metas de negócio do evento foram atingidas?
  • Qual é a satisfação dos participantes com o evento?

Pesquisa de Clima Organizacional (PCO)

Levantamento realizado com o objetivo de conhecer o bem mais valioso das empresas: o capital humano. A pesquisa busca identificar e conhecer os colaboradores, em seus diferentes aspectos culturais e sociais, com o intuito de contribuir com o sucesso do negócio.

  • Como os colaboradores avaliam a sua organização?
  • Quais as motivações e os anseios dos colaboradores e como podem beneficiar a empresa?

Pesquisa Consumidor Secreto (PCS)

Busca pontuar, através da observação presencial e oculta, como os clientes avaliam sua empresa, principalmente, no que diz respeito ao atendimento. A pesquisa é direcionada para o varejo, mas pode ser readequada para outros segmentos.

  • Qual é a pontuação de atendimento da minha loja?
  • Meu cliente se sente encantado com nosso atendimento?

Pesquisa de Abordagens Técnicas (PAT)

Procura, através da consumação ou utilização de produtos e serviços, apontar aspectos substanciais e técnicos dos itens avaliados. O programa pode ser, ou não, condicionado a uma pesquisa de consumo ou de tendências.

  • O consumidor diferencia o que está consumindo?
  • O que o consumidor mais gosta de certo de produto?

Pesquisa de Análise de Fluxo (PAF)

Busca analisar e contabilizar a frequência do fluxo de pessoas em determinado ponto estabelecido. O programa pode ser, ou não, extensivo a uma pesquisa de consumo ou de tendências.

  • Quantas pessoas passam em um ponto ou praça estabelecido?
  • Em quais horários há maior fluxo de pessoas?

Pesquisas Sociais e de Opinião (PSO)

O Sindicato do Comércio da Região de Chapecó, através do SICOM Pesquisas, representa e defende os interesses do segmento do comércio e fomenta as decisões estratégicas das organizações, através da divulgação constante de informações para o setor. Com este propósito, desenvolve pesquisas de franca informação no que diz respeito a assuntos sociais, políticos e econômicos.

Pesquisa de Indicadores Econômicos (PIE)

Busca realizar o levantamento de indicadores que auxiliam os comerciários em suas decisões gerenciais e operacionais através de informações relevantes para o setor.

  • Quantas famílias estão endividadas e/ou inadimplentes?
  • Qual o índice de confiança do consumidor e do empresário?

Pesquisa Cesto Básico

O estudo tem como objetivo elaborar, acompanhar e divulgar um índice de preços do consumidor, que avalia itens básicos de consumo da população de um até cinco salários mínimos da cidade de Chapecó.

O curso de Ciências Econômicas da Unochapecó realiza o levantamento mensal de preços e o cálculo do Cesto de Produtos Básicos desde 1994.

A partir deste ano, a elaboração e divulgação da pesquisa passou a ser feita junto com o Sicom.

Para o empresário, esse tipo de ação conjunta, especificamente em termos de levantamento econômico, é fundamental para a disponibilidade de dados pertinentes à região.

O projeto Cesto Básico é uma pesquisa que consiste na análise de 57 itens, pesquisados em dez supermercados da cidade. Os produtos analisados levam em consideração o consumo de famílias que recebem de um a cinco salários mínimos.

O Cesto de Produtos Básicos para o município de Chapecó é composto por produtos alimentares in natura, semi-industrializados e industrializados, produtos de higiene e limpeza, e serviços tarifados.

Além do cesto básico, também é divulgado uma síntese dessa pesquisa, denominada Cesta Básica, que conta com 13 itens. O dados da pesquisa serão disponibilizados mensalmente no site.

RELATÓRIO_FEVEREIRO/2017.pdf

RELATÓRIO_MARÇO/2017.pdf

RELATÓRIO_ABRIL/2017.pdf

RELATÓRIO_MAIO/2017.pdf

RELATORIO_JUNHO/2017.pdf

RELATORIO_JULHO/2017.pdf

RELATORIO_AGOSTO/2017.pdf

RELATORIO_SETEMBRO/2017.pdf

RELATORIO_OUTUBRO/2017.pdf

RELATORIO_NOVEMBRO/2017.pdf

RELATORIO_DEZEMBRO/2017.pdf

RELATORIO_FEVEREIRO/2018.pdf

RELATORIO_MARÇO/2018.pdf

RELATÓRIO ABRIL/2018.pdf

RELATÓRIO_MAIO18_.pdf

RELATORIO_JUNHO_2018.pdf

RELATORIO_JULHO_2018.pdf

RELATÓRIO_AGOSTO_2018.pdf

RELATÓRIO SETEMBRO 2018.pdf

RELATÓRIO_OUTUBRO_2018.pdf

RELATÓRIO_NOVEMBRO_2018.pdf

RELATÓRIO DEZEMBRO 2018.pdf

RELATÓRIO_JANEIRO_2019.pdf

RELATORIO_FEVEREIRO_2019.pdf

RELATÓRIO MARÇO 2019.pdf

RELATÓRIO ABRIL 2019.pdf

RELATÓRIO MAIO 2019.pdf

Índice de Confiança de Consumidor (ICC)

O Índice de Confiança de Consumidor (ICC) é uma forma de mensurar o quanto os chapecoenses estão confiantes com relação a situação financeira de suas famílias e da economia do país como um todo. O ICC é composto por dois subíndices: o Índice de Condições Econômicas (ICE) que capta como os consumidores estão avaliando suas finanças e a conjuntura do país comparando-as com os últimos 12 meses, e o Índice de Expectativas de Consumo (IEC), que avalia quais são as expectativas dos consumidores com relação aos próximos 12 meses.

A importância não está unicamente relaciona ao consumidor, os benefícios da pesquisa se espraiam para toda sociedade. A partir destes dados, por exemplo, os empresários terão uma previsão de como irão se comportar os consumidores, se há maior propensão ao consumo, se a economia estará mais aquecida. Além de outras informações que podem ser extraídas da base de dados como pesquisas direcionadas para datas comemorativas, indicação de preferências de consumo, gastos médios mensais, endividamento, entre outros.

Relatório_ICC_Dezembro_2018.pdf

Gráfico_ICC_Dezembro 2018.png

Relatório_ICC Janeiro 2019.pdf

Gráfico ICC Janeiro 2019.jpg

Relátorio ICC Fevereiro 2019.pdf

Gráfico ICC Fevereiro 2019.jpg

Relatório ICC Março 2019.pdf

Gráfico_ICC_Março_2019.png

Relatório ICC Abril.pdf

Gráfico ICC Abril.jpg

Solicite esse serviço!

O SICOM Pesquisas quer ajudar a sua empresa a se fortalecer no mercado. Invista nessas soluções e obtenha informações constantes, atualizadas e estratégicas para se diferenciar.

Para isso, preencha os campos abaixo e aguarde o contato da nossa equipe!

Obrigado por sua mensagem!
Em breve nossa equipe entrará em contato para responder sua dúvida ou sugestão.
Outros serviços