Pesquisas

Conhecer o mercado, cenário econômico, clientes, fornecedores e concorrentes através da realização de pesquisas é essencial para empresas que desejam desenvolver-se cada vez mais. São através de levantamentos de dados e informações pertinentes que o empresário obtém um panorama atual e dos próximos passos a serem tomados para alcançar o sucesso.

Com o intuito de ajudar os associados a prosperar, o SICOM, através da Divisão de Pesquisa e Estatística, apresenta uma solução em inteligência empresarial: o SICOM Pesquisas. A atividade, que utiliza tecnologia de ponta para análise e coleta de dados, oferece diferentes tipos de estudos aos empresários representados, divididos em pesquisas de Mercado e Corporativas e pesquisas Exclusivas e Representativas!

Conheça mais sobre as pesquisas oferecidas pelo SICOM:

Pesquisa de Intenção de Consumo (PIC)

Busca analisar a tendência em gastos de produtos ou serviços oferecidos pelo mercado, com o intuito de entender a movimentação e a motivação da compra pela percepção dos consumidores.

  • Qual o gasto médio para compra de um produto ou serviço?
  • Onde e de que forma o consumidor pretender comprar?

Pesquisa sobre Tendências do Consumidor (PTC)

Tem a finalidade de entender o comportamento do consumidor com relação às ondas econômicas e quais ações emocionais podem influenciar nos resultados. É uma pesquisa complementar à intenção de consumo.

  • Quais as tendências de compra pelo consumidor?
  • Quais formas e os produtos que possuem maior tendência de consumo?

Pesquisa de Sondagem de Marca (PSM)

Estudo elaborado para analisar como a marca de uma empresa é percebida no mercado e como isso influencia para o sucesso do empreendimento. Verifica o posicionamento e a expressão da marca junto aos consumidores.

  • Qual é o nível de aprovação e rejeição da marca?
  • Como está a projeção da sua marca no mercado?

Pesquisa em Convenções e Feiras (PCF)

Pesquisa desenvolvida especificamente em eventos de grandes concentrações de pessoas, a fim de medir o sucesso, analisar o cenário e resolver possíveis eventualidades, através da avaliação e consideração dos participantes.

  • As metas de negócio do evento foram atingidas?
  • Qual é a satisfação dos participantes com o evento?

Pesquisa de Clima Organizacional (PCO)

Levantamento realizado com o objetivo de conhecer o bem mais valioso das empresas: o capital humano. A pesquisa busca identificar e conhecer os colaboradores, em seus diferentes aspectos culturais e sociais, com o intuito de contribuir com o sucesso do negócio.

  • Como os colaboradores avaliam a sua organização?
  • Quais as motivações e os anseios dos colaboradores e como podem beneficiar a empresa?

Pesquisa Consumidor Secreto (PCS)

Busca pontuar, através da observação presencial e oculta, como os clientes avaliam sua empresa, principalmente, no que diz respeito ao atendimento. A pesquisa é direcionada para o varejo, mas pode ser readequada para outros segmentos.

  • Qual é a pontuação de atendimento da minha loja?
  • Meu cliente se sente encantado com nosso atendimento?

Pesquisa de Abordagens Técnicas (PAT)

Procura, através da consumação ou utilização de produtos e serviços, apontar aspectos substanciais e técnicos dos itens avaliados. O programa pode ser, ou não, condicionado a uma pesquisa de consumo ou de tendências.

  • O consumidor diferencia o que está consumindo?
  • O que o consumidor mais gosta de certo de produto?

Pesquisa de Análise de Fluxo (PAF)

Busca analisar e contabilizar a frequência do fluxo de pessoas em determinado ponto estabelecido. O programa pode ser, ou não, extensivo a uma pesquisa de consumo ou de tendências.

  • Quantas pessoas passam em um ponto ou praça estabelecido?
  • Em quais horários há maior fluxo de pessoas?

Pesquisas Sociais e de Opinião (PSO)

O Sindicato do Comércio da Região de Chapecó, através do SICOM Pesquisas, representa e defende os interesses do segmento do comércio e fomenta as decisões estratégicas das organizações, através da divulgação constante de informações para o setor. Com este propósito, desenvolve pesquisas de franca informação no que diz respeito a assuntos sociais, políticos e econômicos.

Pesquisa de Indicadores Econômicos (PIE)

Busca realizar o levantamento de indicadores que auxiliam os comerciários em suas decisões gerenciais e operacionais através de informações relevantes para o setor.

  • Quantas famílias estão endividadas e/ou inadimplentes?
  • Qual o índice de confiança do consumidor e do empresário?

Pesquisa Cesto Básico

O estudo tem como objetivo elaborar, acompanhar e divulgar um índice de preços do consumidor, que avalia itens básicos de consumo da população de um até cinco salários mínimos da cidade de Chapecó.

O curso de Ciências Econômicas da Unochapecó realiza o levantamento mensal de preços e o cálculo do Cesto de Produtos Básicos desde 1994.

A partir deste ano, a elaboração e divulgação da pesquisa passou a ser feita junto com o Sicom.

Para o empresário, esse tipo de ação conjunta, especificamente em termos de levantamento econômico, é fundamental para a disponibilidade de dados pertinentes à região.

O projeto Cesto Básico é uma pesquisa que consiste na análise de 57 itens, pesquisados em dez supermercados da cidade. Os produtos analisados levam em consideração o consumo de famílias que recebem de um a cinco salários mínimos.

O Cesto de Produtos Básicos para o município de Chapecó é composto por produtos alimentares in natura, semi-industrializados e industrializados, produtos de higiene e limpeza, e serviços tarifados.

Além do cesto básico, também é divulgado uma síntese dessa pesquisa, denominada Cesta Básica, que conta com 13 itens. O dados da pesquisa serão disponibilizados mensalmente no site.

RELATÓRIO_FEVEREIRO/2017.pdf

RELATÓRIO_MARÇO/2017.pdf

RELATÓRIO_ABRIL/2017.pdf

RELATÓRIO_MAIO/2017.pdf

RELATORIO_JUNHO/2017.pdf

RELATORIO_JULHO/2017.pdf

RELATORIO_AGOSTO/2017.pdf

RELATORIO_SETEMBRO/2017.pdf

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