Notícias

14 de Junho de 2017
Horário

SICOM orienta sobre funcionamento do comércio

O Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (SICOM), com base nas definições da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), firmada com o Sindicato dos Comerciários, lembra que os estabelecimentos comerciais podem manter atendimento neste feriado de Corpus Christi, 15 de junho. Essa é uma opção de cada empresa, ou seja, se abre ou não para atender os consumidores.

Conforme a entidade, esta data não está nos feriados oficiais, mas é um feriado religioso. Além disso, em Chapecó é feriado municipal. A manutenção ou não de atendimento, dentro do preceito de horário livre para o comércio, fica a critério de cada empresa, reafirma o SICOM. Lembra o sindicato, entretanto, que devem ser obedecidas as disposições legais previstas em convenção ou acordo coletivo de trabalho e na legislação trabalhista. 

O SICOM também indica que, conforme a convenção coletiva, não é permitido o trabalho dos empregados no comércio somente nos feriados do dia 25 de dezembro (Natal), dia 01 de janeiro (Ano Novo), 01 de maio (Dia do Trabalho) e no Domingo de Páscoa.

Corpus Christi

Baseada em tradições católicas, a data consagrada a Corpus Christi, ou Corpo de Cristo, celebra o mistério da eucaristia, ou seja, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Dentro da tradição, para procissões as ruas costumam ser enfeitadas com tapetes coloridos e desenhos de inspiração religiosa. A data sempre é assinalada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), que por sua vez ocorre no domingo seguinte ao de Pentecostes, data esta celebrada 50 dias depois do domingo de Páscoa.

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 14/06/17