Notícias

8 de Setembro de 2020
Economia

Semana Brasil movimenta comércio até domingo

Contribuir para ampliar o movimento no comércio e concretizar a retomada prevista para a economia, de forma compatível com os cuidados de prevenção ao coronavírus. É com essa finalidade que vai até o próximo domingo, 13 de agosto, a Semana Brasil. Iniciada no último dia 3, essa campanha tem a coordenação nacional do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV). Em Chapecó, uma ação conjunta de entidades apoia a iniciativa, através da participação da Associação Comercial e Industrial (Acic), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Chapecó Convention e Visitors Bureau, Sindicato do Comércio (Sicom) e Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sihrbasc).

A campanha promocional envolve em Chapecó, assim como no País, lojas de variados segmentos, como roupas, calçados, móveis, eletrodomésticos e alimentação, inclusive unidades de grandes redes do varejo nacional, situadas no centro da cidade ou no Shopping Pátio Chapecó, com descontos, prazos e formas de pagamento. Para o presidente do Sicom, Ricardo Urbancic, a Semana Brasil tem importância porque estimula o aumento das vendas neste período de 11 dias que envolve o feriado da Independência. Argumenta que a ação permite que, num mês de mudança de estação e que não tem a tradição de movimentação expressiva no comércio, as lojas organizem promoções e façam a liquidação de estoques, conforme o critério de cada uma.

Em sua segunda edição, a Semana Brasil ocorre alicerçada em três pilares definidos pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo diante do momento de riscos ocasionados pelo Covid-19. Para conciliar a movimentação no consumo e os cuidados com a saúde, esses pressupostos envolvem colaboração, otimismo e oportunidade, o que inclui campanha de publicidade com o mote “Todos juntos com segurança pela retomada e o emprego”.

Expectativa até domingo

Sobre a importância da Semana Brasil, a empresária Branca Rubas, analisa que “ocorre em ótimo momento, de saída de inverno e início do verão”. Também presidente do Chapecó Convention e Visitors Bureau, ela afirma que a campanha serve para a oferta de produtos e também para iniciativas do setor de bares e restaurantes. Quanto ao movimento, indica que em sua loja, a Perfetto, houve boa procura por parte dos consumidores no feriadão e espera “que esta semana seja bacana de vendas”.

Em relação ao atual momento da pandemia do coronavírus, Branca Rubas considera que o consumidor está mais cuidadoso, mas a confiança está voltando. “As empresas aqui de Chapecó estão muito cuidadosas, o empresariado está consciente, o consumidor percebe que o comércio daqui tem tido esse cuidado e com isso tem voltado a comprar mais”, acrescenta.

EXTRA COMUNICA – Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS – 8/09/2020