Notícias

26 de Junho de 2018
Entrevista

Programa SICOM + Competitividade promove capacitação e missão técnica a São Paulo

Possibilitar o desenvolvimento de lideranças e gestores do varejo é a finalidade de uma iniciativa conjunta entre o Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (SICOM) e a Faculdade Senac Chapecó. O Programa SICOM + Competitividade oferece quatro módulos de capacitação focados em inovações e tendências do varejo e culminará com a Missão Técnica São Paulo.

Serão 16 horas de capacitação. No dia 13 de agosto, o primeiro módulo será sobre atendimento como estratégia para a competitividade e abordará o autoatendimento virtual/presencial e atendimento presencial, omnichannel e os multicanais integrados. Também, apresentará os aplicativos mobile mais completos, internet das coisas, experiência de compra e inovação tecnológica. Esse primeiro momento da capacitação tem o objetivo de ampliar nas lideranças e nos gestores do varejo a visão estratégica do setor para a inovação e disruptura em suas empresas, de forma a fortalecer o comércio local e regional.

No dia 3 de setembro o módulo será sobre gestão financeira e logística para o varejo. Tratará de assuntos como a importância da análise financeira no negócio, sistema para gerenciamento financeiro, gestão das entradas e saída de produtos. Ainda abordará armazenagem e controle de estoque, controle do fluxo de caixa, análise do centro de custos e lucros e categorias de produtos. Esse módulo permitirá que os participantes avaliem o investimento diante dos diversos tipos de riscos envolvidos para a tomada de decisão e geração de valor do negócio.

Marketing e gestão pessoal
Com o objetivo de tratar dos conceitos de marketing aplicados aos modelos de negócios, para aproveitar as oportunidades de mercado, o terceiro módulo será sobre marketing para o varejo, no dia 25 de setembro. Abrangerá conteúdos como novos hábitos dos consumidores, varejo mix ou híbrido, posicionamento de mercado da empresa, imagem e mensagem aos públicos de interesse, portfólio de produtos, agregação de valor, big data e tendência no varejo nacionais e mundiais. 

O tema gestão de pessoas no varejo será abordado no último módulo, no dia 16 de outubro. Entre os enfoques, estarão a humanização das relações de trabalho, desenvolvendo equipes de alto desempenho, comunicação como ferramenta estratégica de relacionamento, novas estratégias para relacionar-se com os públicos interno e externos, conexão das diferentes gerações e os desafios das lideranças do varejo. O objetivo é desenvolver nas lideranças e gestores do varejo a criticidade e a reflexão para que consigam implementar e gerenciar estratégias que promovam ambientes saudáveis, colaborativos e produtivos nas organizações.

Missão São Paulo
Para ampliar o repertório conceitual e prático voltado ao gerenciamento de processos e à execução de estratégias, de 6 a 8 de novembro haverá a Missão Técnica São Paulo. Com 16 horas de visitas dirigidas, envolverá as empresas Bayer, Chilli Beans, Eataly, Famiglia Mancini e Votorantim Cimentos.

Com a missão, os participantes poderão identificar os pontos críticos que impactam na capacidade de execução de estratégias, tanto da organização quanto da liderança. Poderão, ainda, instigar o gosto e a busca pela inovação para obtenção de vantagem competitiva, além de compreender o processo de execução de estratégias a partir de perspectiva sistêmica, processual e multifuncional.

O investimento para participar do programa é de R$ 4.200,00 para associados do SICOM e de R$ 6.400,00 para não associados. O pagamento poderá ser feito em até 10 vezes no cartão de crédito. Informações complementares podem ser obtidas no Sicom pelo telefone (49)3319-4600 ou através do e-mail unisicom@sicom.com.br.

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 26/06/18