Notícias

10 de Setembro de 2018
Prêmios

Prêmio de jornalismo promovido pelo SICOM incentiva abordagem sobre o comércio atacadista regional

O comércio atacadista no Oeste Catarinense e sua amplitude. Essa é a temática central da quinta edição do Prêmio de Jornalismo Mariangela Iop de Oliveira, realizada pelo Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (SICOM), com o apoio dos cursos de Jornalismo da Celer Faculdades e da Unochapecó. Com inscrições até 12 de novembro, os textos da reportagem podem abordar, individual ou conjuntamente, enfoques como a história do comércio atacadista no Oeste Catarinense, em termos de surgimento, trajetória e patamar atual, e casos de empresas com maior significado ou sucesso no setor do comércio atacadista, ao longo da história, na região.

Outras abordagens previstas no regulamento envolvem: expressão econômica e social do comércio atacadista na atualidade, incluindo a amplitude do volume de empresas, empregos e geração de impostos, entre outros aspectos, regionalmente. Podem ser enfocadas, ainda, as tendências que o comércio atacadista apresenta, no âmbito regional, em termos de perspectivas, de inovações, de gestão ou de tecnologia.

A iniciativa do SICOM é dirigida para profissionais jornalistas que atuam nos meios de comunicação dos municípios que integram o Oeste de Santa Catarina, compreendendo os segmentos de jornais, revistas, portais de notícias e emissoras de rádio e televisão. A promoção também é dirigida para acadêmicos dos cursos de Jornalismo localizados na região, bem como para profissionais freelancers que atuem no Oeste de Santa Catarina.

Expressividade regional
A escolha do tema do prêmio neste ano, assinala o presidente do SICOM, Marcos Antonio Barbieri, decorre da expressividade que o comércio atacadista atingiu no Oeste Catarinense. Argumenta que esse setor na região evoluiu paulatinamente ao desenvolvimento regional e hoje é um dos mais expressivos do país, com a representação e distribuição de importantes marcas, não somente no mercado catarinense, mas também de outros Estados, como Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Além disso, o dirigente lembra que nos últimos anos, além do segmento de atacado distribuidor, de longa trajetória regional e que atua com grandes quantidades, se instalaram - em Chapecó especificamente -, empresas que vendem no atacado e também se voltam para o consumidor final do varejo.

O regulamento do Prêmio de Jornalismo Mariangela Iop de Oliveira está publicado no site www.sicom.com.br, link Publicações Legais. A premiação compreende troféu específico em bronze e mármore, criado pelo artista plástico Xiko Bracht, um smartphone e a publicação da reportagem vencedora no jornal Mais SICOM. Para informações adicionais, pode ser mantido contato pelo telefone (49)3319-4600 ou pelo e-mail comunicacao@sicom.com.br.

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 10/09/18