Notícias

2 de Abril de 2020
Pesquisas

Índice de Confiança Consumidor tem alta em Chapecó, mas tendência é de redução devido ao coronavírus

Depois de três meses consecutivos de queda, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) registra neste quarto mês do ano a primeira alta em Chapecó. Isso é o que apresenta o levantamento realizado através de parceria entre o curso de Ciências Econômicas da Unochapecó e a Divisão de Pesquisa e Estatística do Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom). Porém, resulta de uma mostra limitada, em vista da crise desencadeada pela expansão do coronavírus e que indica tendência de queda.

A elevação em abril é de 4,28 pontos, de 95,61 registrados em março para 99,89 pontos, o que representa variação de 4,48%. A coordenação da pesquisa alerta, entretanto, que se trata indicativo reduzido, pois foi parcial a coleta de dados em função de medidas de precaução tomadas contra o alastramento do coronavírus. O levantamento das opiniões dos consumidores, que é feito presencialmente, ocorreu nos dias 13 e 16 de março. Foram ouvidas 51 pessoas, em vez da faixa dos 240 entrevistados normalmente, em período superior a cinco dias.  

No primeiro dia da coleta dos dados houve indicativos de recuperação da confiança, especifica o relatório da pesquisa. Entretanto, no segundo dia e início da terceira semana do mês, os consumidores se mostraram menos confiantes, “o que pode significar que esse fim de semana de intervalo entre os dois dias de coleta pode ter sido importante período de conscientização e atualização das pessoas sobre os acontecimentos, sobretudo em relação ao novo coronavírus”.

Além do Covid-19, a coordenação da pesquisa atribui a mudança de perspectiva dos consumidores à preocupação deles, dos empresários e dos investidores às quedas acentuadas que ocorreram na bolsa de valores, juntamente com a guerra de preços do petróleo e a alta cotação do dólar. “Tanto o Índice de Confiança do Consumidor quanto os demais subíndices derivados apresentariam variação negativa se a pesquisa houvesse sido concluída com sua amostra total”, estima o relatório.

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 2/04/2020