Notícias

6 de Abril de 2018
Eventos

Homenagem ao Dia do Jornalista tratou sobre Informação e Convergência de Plataformas

Pela passagem do Dia do Jornalista, assinalado em 7 de abril, o Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (SICOM) realizou na manhã desta sexta-feira, dia 6, homenagem aos profissionais com café palestra e lançamento da quinta edição do Prêmio de Jornalismo Mariangela Iop de Oliveira. Para falar sobre o tema “Informação e Convergência de Plataformas”, participaram a professora Angélica Luersen, do curso de Jornalismo da Unochapecó, o professor Darci Debona, do curso de Jornalismo da Celer Faculdades, e o jornalista e professor William Robson Cordeiro Silva, doutorando em Tecnologias, Linguagens e Inovação no Jornalismo e que desenvolve pesquisa sobre formatos e produção no contexto da convergência.

O diretor Executivo do SICOM, Eduardo José Perone, inicialmente lembrou que o objetivo do evento, que chegou a sua nona edição, marca de forma comemorativa a profissão daqueles que buscam e transformam a informação. Também enalteceu que o evento é uma integração institucional com os profissionais e que essa integração era o desejo da jornalista Mariangela Iop de Oliveira, que por 21 anos atuou na assessoria de imprensa do SICOM, além de outras instituições de Chapecó e região.

Ao falar da homenagem, o presidente em exercício do SICOM, Ricardo Urbancic, destacou o papel da imprensa e afirmou que o trabalho do jornalista é um exercício fundamental para a população. “Em momento algum passa pela cabeça de pessoas sadias restringir o trabalho dos meios de comunicação”, disse o empresário, ao citar o trabalho que a imprensa livre realiza. Sobre o prêmio de jornalismo, salientou o tema escolhido sobre o comércio atacadista no Oeste Catarinense e sua amplitude, em razão desse setor na região ser um dos mais expressivos do país. Também relembrou de todos os temas e ganhadoras das edições e fez a entrega da premiação de 2017, para a estudante de Jornalismo Mariana Frezza Cossa, da Celer de Xaxim, e que consta de troféu e um fim de semana no Sesc Pousada Rural, em Lages.

Já o assessor de Imprensa do SICOM, Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira, falou sobre o papel da imprensa. Para ele, o papel da imprensa é cada vez mais solidificado, e nela vai permanecer o jornalista bem formado que se utiliza do jornalismo com ética e comprometimento. Enfatizou, ainda que “quem elabora e quem recebe a informação são os elementos principais”.

Convergência
Na palestra, o professor Darci Debona disse que a inteligência coletiva pode ser entendida como uma fonte alternativa do poder midiático, onde cada um colabora com algum detalhe. Para professor do curso de Jornalismo da Celer no processo das mídias convergindo para a internet é possível encontrar usuários compartilhando experiências, trocando conhecimento e informações, e dentro dessa cultura de convergência qualquer um pode produzir. 

Na sequência, a professora Angélica Luersen disse que o profissional hoje se utiliza da multiplataforma, mas que o conteúdo precisa ser bem apurado da mesma forma. Para utilizar essa convergência que a internet permite, é necessário usar o melhor suporte: “Hoje pesquisas provam que no mundo online os maiores acessos são pelo celular”, indicou a professora do curso de Jornalismo da Unochapecó. Também salientou que as posturas diante da tecnologia também mudam e o conteúdo com inovação é necessário e para isso ser melhor colocado é preciso ter uma equipe integrada, que faça boa apuração, bom texto, boa fotografia e otimize o tempo.

Via Skype, o jornalista e professor William Robson Cordeiro Silva, do Rio Grande do Norte, doutorando em Tecnologias, Linguagens e Inovação no Jornalismo, falou do quanto hoje as redações se transformam num centro de informação. “Realizam reuniões de pauta para definir qual o melhor formato para a publicação de cada matéria, seja ele fotos em 360º, games ou design da informação”. Lembrou, entretanto, ser preciso “entender que a partir desses avanços nada parece ser para sempre”.

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 6/04/18