Notícias

17 de Abril de 2019
Horário

Em Chapecó, comércio pode abrir nesta sexta, mas domingo não

Nesta sexta-feira, o comércio de Chapecó em geral pode funcionar, a critério de cada estabelecimento, conforme a convenção coletiva de trabalho firmada entre o Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom) e o Sindicato dos Comerciários. Entretanto, ainda de acordo com o mesmo documento, no domingo de Páscoa não haverá atendimento, salvo em atividades que possuam autorização legal para funcionamento, independente da convenção coletiva.

O domingo de Páscoa é uma das quatro datas onde não deve ocorrer atendimento, juntamente com o Dia do Trabalho, o Natal e Ano Novo. Essa definição, lembra o presidente do Sicom, Marcos Antonio Barbieri, decorre da intenção de facilitar o lazer dos funcionários e empresários, nessas datas comemorativas especiais.

Vendas

Pesquisa conjunta realizada em Chapecó, pelo Sicom e a Federação do Comércio, indica a tendência de aumento nas vendas para a Páscoa, no índice de 62,1% a mais do que no ano passado. A previsão do gasto médio é de R$ 195,63, a maior entre as principais cidades do Estado, ante R$ 120,69 de 2018.

O levantamento mostra que a preferência de compra pelos consumidores é por chocolates industrializados (79,5%) e por vestuário ou calçados (15,2%), prioritariamente com pagamento em dinheiro (73,8%) e parcelado no cartão de crédito (11,3%).

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 17/04/19