Notícias

11 de Outubro de 2018
Economia

Dirigentes do Sicom integram diretoria e conselho do Sistema Fecomércio

Dois dirigentes do Sindicato do Comércio da Região de Chapecó passaram a fazer parte da nova diretoria do Sistema Fecomércio-SC, para o mandato 2018/2022. Eles integram a diretoria da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina e os conselhos regionais do Serviço Nacional do Comércio (Senac-SC) e do Serviço Social do Comércio (Sesc-SC).
O presidente do Sicom, Marcos Antonio Barbieri, faz parte da nova diretoria da Fecomércio, como vice-presidente para a região Oeste. Também é membro do Conselho Regional do Sesc. Já o vice-presidente, Ricardo Urbancic, integra o Conselho Regional do Senac e teve seu nome aprovado para fazer parte do Conselho Nacional dessa instituição.

Mais força
Para o presidente do Sicom, a cadeira de vice-presidente Oeste da Fecomércio permite mais força regionalmente, até porque a federação reúne 72 sindicatos dos setores de serviços, habitação, varejo, atacado, turismo, supermercados e comércio farmacêutico, que respondem por 63,9% do emprego no Estado e englobam mais de 650 mil empresas. “Podemos, juntamente com a representação nos conselhos do Sesc e do Senac, pleitear mais investimentos, bem como o engajamento da federação em nossos pleitos de infraestrutura regional e na defesa da liberdade de funcionamento do comércio”, argumenta Marcos Barbieri.  

O trabalho do Sesc e do Senac, regionalmente, é outra preocupação do presidente do Sicom. Para ele, ampliar a base de atendimento, com novas unidades do Sesc, como em Palmitos, em Chapecó na Grande Efapi e em Xanxerê, são as mais urgentes, pois são projetos que estão em espera há algum tempo. Além disso, Barbieri cita a ampliação dos serviços e de vagas de escola como em Chapecó até o nono ano do ensino fundamental, creches e a possibilidade de restaurante do comerciário.

No Senac
Quanto ao trabalho como conselheiro regional e nacional do Senac, o vice-presidente do Sicom destaca a importância dessa atividade representativa em termos de Estado e do Senac Nacional. Ricardo Urbancic avalia que o Sicom, mediante a presença nesses conselhos, mostra a força da entidade e de todo o comércio dos 25 municípios que compõem a base do sindicato no Oeste de Santa Catarina.

Entre suas prioridades como conselheiro nesses dois espaços, o vice-presidente cita o trabalho por maiores investimentos do Senac na área de abrangência do Sicom, além de fiscalizar o bom uso dos recursos disponíveis nas esferas estadual e nacional. Outra finalidade indicada está em “batalhar por maior número de cursos e capacitações na região, o que também é representativo nos efeitos perante o atendimento de qualidade para o cliente do comércio”.

Ricardo Urbancic argumenta que o Senac Santa Catarina é um exemplo de gestão e bom uso dos recursos disponíveis, investindo sempre para a busca da excelência dos serviços oferecidos. Acrescenta que a unidade de Chapecó é eficiente e goza de excelente conceito. “Buscaremos maior inserção do Senac no dia a dia dos empresários e trabalhadores do comércio da região”, indica ainda o conselheiro.

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 11/10/18