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1 de Agosto de 2019
Pesquisas

Confiança do Consumidor e Expectativas de Consumo aumentam em Chapecó

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), levantamento realizado pela Unochapecó e pelo Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom), apresenta números positivos neste mês. Essa pesquisa também indica evolução positiva no resultado quanto ao Índice de Expectativas de Consumo (IEC), enquanto é negativa a variação no Índice de Condições Econômicas (ICE) e no Índice de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (IEIC).

Em agosto, o ICC calculado para o município de Chapecó apresenta acréscimo de 3,84%, comparativamente a julho. Em termos de pontos, o total é de 95,03, enquanto no mês passado foi de 91,52 pontos, o que representa aumento numérico de 3,51 pontos. Realizada entre os dias 15 a 26 de julho, a amostra foi composta por 140 mulheres e 105 homens de diversas faixas etárias e classes de renda.

A elevação do índice foi puxada pela confiança dos indivíduos com idade até 24 anos (10,94%), sendo a única categoria que apresentou resultado acima de 100 pontos, ou seja, confiança estável. Na sequência a elevação aparece nos consumidores com renda até R$ 1.500,00 (10,35%), seguidos pelas mulheres (5,59%). Dentre todas as categorias analisadas, somente os consumidores com idade entre 45 a 65 anos apresentaram redução na confiança (0,98%).

Quanto ao Índice de Expectativas de Consumo (IEC), a pesquisa mostra aumento de 10,23%, atingindo 102,10 pontos. Esse resultado expressivo pode ter ligação com o andamento da reforma da Previdência, que teve recente aprovação no primeiro turno na Câmara dos Deputados, conforme a coordenação da pesquisa.

O Índice de Condições Econômicas (ICE), que mensura como os consumidores avaliam suas finanças e a conjuntura do país comparando-as com os últimos 12 meses, apresenta redução de 6,89% se comparado a julho, alcançando neste mês 83,53 pontos. Os resultados indicam que os consumidores estão menos confiantes com relação às suas finanças e às condições para aquisição de bens duráveis.

Endividamento e Inadimplência

Já o Índice de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (IEIC) foi negativo, com baixa de 4,11%, totalizando 131,76 pontos, enquanto em julho foram de 137,40 pontos. Entre os 245 consumidores entrevistados, 71,8% destacaram alguma obrigação a pagar, e entre elas o cartão de crédito aparece em primeiro lugar, seguido pelo crédito em lojas. O percentual de consumidores que disseram estar inadimplentes apresentou aumento em agosto. Em julho, 10,3% das pessoas endividadas também estavam inadimplentes, ao passo que agora esse percentual aumentou para 12,8% dos entrevistados.

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS - 01/08/19