Estratégias de marketing ajudam a fortalecer a credibilidade da marca

Estratégias de marketing ajudam a fortalecer a credibilidade da marca

Lidar com o termo marketing pode ser a fobia de muitos lojistas. Mas na prática não é tão difícil quanto possa parecer. O varejo possibilita uma série de estratégias de marketing que ajudam a alcançar grande parte dos objetivos estimados pela loja.

Os benefícios do investimento em marketing, e esse investimento nem sempre precisa ser financeiro, são inumeráveis. É possível aumentar as vendas, captar novos clientes e outros públicos que talvez não eram alcançados pelo estabelecimento.

Estratégias de marketing ajudam ainda a consolidar a marca da loja e associá-la a uma imagem positiva perante os consumidores. Além disso, promover a fidelização do cliente. Agora veja abaixo 5 dicas importantes de marketing no varejo.

1 – Atraindo clientes para a loja

Entras as estratégias de marketing, uma deve ser pautada no sentido de atrair mais clientes para a loja. O varejista deve se questionar sobre alguns pontos como: o que o meu consumidor procura? Ele vai encontrar na minha loja? Como eu consigo mostrar que posso atender as necessidades dele?

Esse “start” pode ser feito com o anúncio de ofertas em redes sociais, produtos exclusivos na loja física, aproveitamento de datas comemorativas para fazer ações promocionais especialmente com os itens da época.

2- Conhecer mais o perfil de consumo

Para aumentar essa atração de clientes para a loja é preciso conhecê-los, sobretudo, é preciso conhecer o mercado de atuação. As pesquisas e análise de metas são algumas ferramentas fundamentais para esse processo. Com base nos dados coletados, o lojista consegue ter uma nitidez cada vez melhor de quem é seu cliente e o que ele procura.

Importante ainda saber qual o período de melhor faturamento, quais as minhas principais categorias. Além disso, meu cliente vai com maior frequência em quais dias da semana? E qual o perfil da equipe de vendas que eu preciso para atender esses públicos?

3 – Seja relevante no seu nicho

Traçar boas estratégias de marketing também está relacionado ao posicionamento da marca, desde o layout à estrutura física. Mais do que ser uma referência e se sobressair à concorrência, a loja deve estar em harmonia com a comunidade em que se está localizada.

Fazer parcerias com lojistas próximos ou até segmentos correlacionados ao da loja é importante para fortalecer o negócio, bem como para receber boas recomendações para que os outros clientes também frequentem o estabelecimento. Esse é só mais um diferencial de todo varejista que entende que a divulgação orgânica, ou o famoso “boca a boca”, pode funcionar bem.

4 – Esteja online

Estar cada vez mais presente nos canais digitais já era visto como uma questão de sobrevivência para o varejo. Esse cenário agora se acentua levando em consideração que o consumidor está ainda mais conectado tendo em vista as recomendações das autoridades para o isolamento social devido à Covid-19.

Divulgar a lojas nas redes sociais, manter o atendimento com o cliente via redes ou aplicativos como o próprio WhatsApp devem ser medidas inseridas na rotina da empresa. Lembre-se que o consumidor, antes mesmo de comprar o produto, já o pesquisou na internet e também buscou informações sobre a loja.

As boas aparências precisam ser externas ao ponto de venda e ficar evidentes também nos meios virtuais. Reforçamos que agências e profissionais de marketing digital conseguem atingir os variados públicos de interesse com ferramentas diversas disponíveis no mercado.

5 – Invista em eventos

Uma das maneiras de atrair pessoas para dentro da sua loja é promovendo eventos. Claro que essa ação só poderá ser realizada com o fim do isolamento social devido à Covid-19. Mas já vá pensando nisso.

Que tal fazer cursos semanais na sua loja? Nada cansativo e de longa duração, pois as pessoas podem não ter tanto tempo à disposição. Além disso, pensando em algo maior, que tal fazer um evento para a família? Assim você leva muita gente para a sua loja e com isso marca sua presença na mente desse público que terá mais fidelidade com a sua loja, com a sua marca.

Pense nas dicas e as coloque-as em prática. O varejo se reinventa todos os dias. Quanto mais você se movimentar, maiores serão as chances de tornar a sua loja referência diante dos concorrentes, além de melhoras os seus resultados!

Fonte: Vitrine do Varejo, 13/08/2020

SICOM

O SICOM – Sindicato do Comércio da Região de Chapecó – atua como um importante aliado das empresas do comércio. Tem como foco principal o associado, por isso, trabalha com o propósito de coordenar, proteger e defender todas as atividades econômicas relacionadas ao comércio.

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