Tendências: Decoração de ambientes

Tendências: Decoração de ambientes

Reflexo do comportamento, humor e demanda das pessoas, a decoração de ambientes também tem suas fases. Ao contrário do mercado da moda, por exemplo, que troca a cada estação, as tendências da decoração demoram mais para mudar, pois móveis, ambientes e reformas têm prazo mais longo de durabilidade. Identificar, perceber e adaptar as tendências ao gosto de cada um é o que vai transformar uma casa em um lar.

Neste ano, e os especialistas estimam que também para 2020, o design de interiores prioriza tons suaves, materiais naturais, a apreciação pelos tons da natureza e ambientes que levem as pessoas a um estado de relaxamento, conforto e bem-estar. O conceito de minimalismo, que preza por menos acúmulo e mais espaço, praticidade e equilíbrio emocional e que está em bastante evidência de uns anos para cá, casa perfeitamente com esse mood da decoração.

Nas cores o verde claro é a grande aposta. Versátil, o tom remete à tranquilidade e equilíbrio, seja em paredes, tecidos, móveis ou objetos de decoração. O rosa é outra cor que se destaca para itens da casa e detalhes do banheiro. Aplicado de maneira suave e usado com tonalidades da mesma paleta, criando efeito ton sur ton, é vintage e personaliza o ambiente. Assim como na moda, o animal print é tendência na decoração, se apresentando em diversas formas para louças e centros de mesa: em preto e branco, mais suave, no clássico em cores para destacar algum móvel ou no formato de animais.

Na decoração, a madeira é o material que está sempre presente. O diferencial dela agora está no aspecto inacabado, com olhar mais rústico e verdadeiro. Tábuas de servir comida são os objetos de desejo do momento. Seguindo essa linha original, peças feitas a mão e artesanais são as que se sobressaem na decoração.

A utilização de tecidos na decoração em revestimentos de paredes, sofás, almofadas, toalhas e cabeceira de camas, é uma forma de reinventar e redecorar ambientes de forma mais rápida, simples e barata. Com beleza natural, o linho adiciona textura e leveza em salas e quartos e em itens de mesa como almofadas, toalhas e guardanapos. Há algumas estações, o veludo está em evidência na moda, principalmente no inverno, e na decoração aparece ou bem colorido ou suave em estofados no geral e reveste detalhes em luminárias e outros acessórios para a sala e o quarto. Saindo do chão e com visual rico e ancestral, outro item a pontuar e adicionar estampas a estofados e paredes é a tapeçaria.

Em questão de formato, tudo estará redondo: espelhos, móveis em geral, lustres e louças. O design arredondado e curvilíneo tem aspecto moderno e ainda permite combinações inusitadas entre uma peça e outra.

O luxo e a qualidade de vida hoje estão muito atrelados ao simples e aos detalhes e pequenos prazeres. O “ficar em casa”, para muitos, é um desses momentos de bem estar, de curtir, descansar, recarregar as energias ou receber amigos e família. As tendências citadas evidenciam que as pessoas estão em busca por itens naturais, que trazem aconchego e têm funcionalidade, sem deixar de lado a beleza e o estilo.

SICOM

O SICOM – Sindicato do Comércio da Região de Chapecó – atua como um importante aliado das empresas do comércio. Tem como foco principal o associado, por isso, trabalha com o propósito de coordenar, proteger e defender todas as atividades econômicas relacionadas ao comércio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *