Millennials, X, Z ou Alpha: a qual geração você pertence?

Millennials, X, Z ou Alpha: a qual geração você pertence?

Os perfis de cada geração se tornaram assunto recorrente no mercado de trabalho. Os primeiros conceitos sobre gerações tiveram início a partir do marketing americano no período pós Guerra, de modo que as definições marcaram novos padrões culturais e de consumo mundialmente. Envolvidos na preocupação de contemplar a persona de cada período, as marcas repensaram os padrões de sua comunicação com os consumidores e investem cada vez mais em propagandas mais plurais.

Qual é a sua geração? Como ela se comporta? Qual é o seu comportamento de consumo? Veja em perfil qual você se encaixa:

Baby Boomers
Nascidos entre 1945 e meados dos anos 1960

Nascida sob guerras e descobertas científicas, essa geração incorporou a palavra “trabalho” como nenhuma outra. Preza pela estabilidade financeira e costuma ser fiel a seus empregadores. Ainda incompreendidos pelas marcas, os consumidores dessa geração valorizam a durabilidade e o conforto dos produtos que consomem

Hábitos

  • Controle financeiro: seus gastos não excedem os ganhos
  • Comprariam mais se a comunicação das marcas dialogasse mais com eles.
  • No e-commerce, é a geração que mais busca por itens de moda.
  • Lideram as compras de produtos e serviços de viagens.
  • Passam 28 horas semanais em frente ao computador.
  • 77% dos Baby Boomers comprariam mais se as marcas compreendessem melhor suas necessidades e exigências.
  • São mais leais e patriotas.

Geração X
Nascidos entre meados dos anos 1960 e início dos anos 1980

Cercada por grandes construções, trata-se da geração que ligou o motor do desenvolvimento, da globalização e da tecnologia. Esse grupo tem muito mais intimidade com a tecnologia do que a geração anterior

Hábitos

  • Responsável pela maioria das decisões de consumo da família
  • Gasta 66% mais com vestuário do que os Millennials
  • Maior potencial para consumir produtos de luxo
  • 77% preferem foco no produto em vez de causas ou ideias
  • 85% preferem que as campanhas mostrem o produto da forma mais real possível

Millennials
Nascidos entre o início dos anos 1980 e meados dos anos 1990

Profissionalmente indecisos, eles buscam um propósito maior em suas atividades no ambiente de trabalho. A geração que vivenciou a revolução da internet também deu início à grande onda de empreendedorismo e startups. Por isso, mais importante do que ter dinheiro é estar feliz

Hábitos

  • Deixam a casa dos pais cada vez mais tarde
  • Valorizam o consumo com propósito
  • Abandonaram a ideia de posse e abraçaram o consumo compartilhado
  • Críticos e exigentes nas compras
  • 80% desejam que as marcas os entretenham
  • 70% sentem a necessidade de compartilhar sua visão com empresas após uma boa ou má experiência

Geração Z
Nascidos entre meados dos anos 1990 e 2009

Os que nasceram nessa época já percebem os dispositivos digitais como algo natural em suas vidas. No Brasil, essa geração já representa 20% da população do País. Chamados de “nativos digitais”, eles redescobriram o poder de comunicação dos vídeos e veem o YouTube como uma grande oportunidade de negócio

Hábitos

  • Personalização, evitando rótulos
  • Relação mais crítica e consciente com as empresas
  • Consumo como expressão de identidade
  • 34% costumam realizar a prática de Webrooming (pesquisar on-line e comprar na loja física)
  • Consumo médio de 23 horas de conteúdo em vídeo por semana

Geração Alpha
Nascidos a partir de 2010

Dependendo da sua idade, seu filho provavelmente faz parte dessa geração. Tal qual a Z, tem a tecnologia ocupando a centralidade de suas decisões. Serão monitorados e devem acompanhar uma profunda mudança nos processos de aprendizagem

Hábitos

  • Tem o YouTube como propagador de conhecimento, entretenimento e informação
  • Reconexão com videogames
  • Mais transparência na relação com seus pais
  • Tecnologia como aliada do aprendizado

Fonte: Consumidor Moderno, 10/4/2019

SICOM

O SICOM – Sindicato do Comércio da Região de Chapecó – atua como um importante aliado das empresas do comércio. Tem como foco principal o associado, por isso, trabalha com o propósito de coordenar, proteger e defender todas as atividades econômicas relacionadas ao comércio.

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