O que é câncer de próstata? Como prevenir? Quando começar preventivos?

O que é câncer de próstata? Como prevenir? Quando começar preventivos?

O câncer de próstata é o tumor que ocorre na próstata, uma glândula masculina localizada abaixo da bexiga, por onde passa a uretra (canal que conduz a urina desde a bexiga até a ponta do pênis), e que produz parte do sêmen (eliminado na ejaculação).

Em geral, é um tumor de crescimento lento e, quando surge, permanece restrito à próstata por bastante tempo, onde não causa qualquer sintoma ou problema, por vezes até mesmo não necessitando tratamento. Entretanto, alguns tipos de câncer de próstata podem ser mais agressivos e crescer rapidamente, inclusive com risco de se espalhar por outros órgãos, necessitando, portanto tratamento imediato.

O câncer de próstata é, depois dos tumores de pele, o câncer mais comum nos homens, e o segundo mais letal, somente atrás do câncer de pulmão.

Embora muito frequente, ainda não se sabe as causas do câncer de próstata. Apesar disto, conhecemos alguns fatores de risco para o câncer de próstata, como a idade avançada, a presença de história familiar de câncer de próstata, raça negra e a obesidade.

De forma preventiva, pode-se reduzir o risco de câncer de próstata através de mudanças de hábitos favoráveis à saúde global, como uma dieta saudável e exercícios físicos regulares. Além disso, recomenda-se a realização anual, a partir dos 50 anos, de exame médicos periódicos, como o toque retal e o PSA (exame de sangue). Assim, se diagnosticado precocemente (ainda restrito à glândula), as chances de cura do câncer de próstata tratado são maiores.

As opções de tratamento devem ser oferecidas conforme a agressividade da doença, a sua extensão, a expectativa de vida do paciente (baseada na idade e presença de doenças associadas), a disponibilidade dos tratamentos, a preferência do paciente, família e Urologista, e é uma decisão consensual (compartilhada). Sua definição deve levar em conta riscos, benefícios e potenciais complicações de todas as modalidades terapêuticas possíveis em cada caso específico.

Dentre as opções de tratamento, baseadas na extensão da doença, destacam-se, para os tumores não metastáticos, terapias curativas como a cirurgia (prostatectomia radical), a radioterapia (externa ou braquiterapia), terapias focais (HIFU, crioterapia), ou até mesmo observação vigilante (em casos específicos). Já na doença metastática, os tratamentos são paliativos e podem ser a terapia hormonal, a quimioterapia, a imunoterapia ou a terapia de suporte óssea.

Dr. César Augusto Bombardelli
Cirurgião Urológico
Rua Barão do Rio Branco, 430 E / Sala 5
Centro Integrado de Saúde – Centro – Chapecó /SC
Tel: (49) 3323-3569

SICOM

O SICOM – Sindicato do Comércio da Região de Chapecó – atua como um importante aliado das empresas do comércio. Tem como foco principal o associado, por isso, trabalha com o propósito de coordenar, proteger e defender todas as atividades econômicas relacionadas ao comércio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *