Mapear jornada de compra faz sentido?

Mapear jornada de compra faz sentido?

Desvendar a jornada de compra dos consumidores em tempos de hiperconexão parece ser um dos novos fascínios da contemporaneidade. Mesmo levantando bandeira para o conhecimento do cliente em sua essência, buscando mostrar que é preciso de fato entender valores para além de decisões pragmáticas, sempre sou desafiada a desenhar, rascunhar, mostrar qual a origem, o processo de decisão.

Oras, se estamos bombardeados com algoritmos que praticamente funcionam como um quarto elemento para além da alma, corpo, espírito, como simplesmente apontar o caminho se estamos de frente para sucessivas encruzilhadas com quatro possibilidades – no mínimo – que se mostram à nossa frente?

Exato. Não há fórmula. E buscar padrões de comportamento é de fato o nosso desafio, não a jornada. Essas lógicas de pensamento são o componente que vai determinar as escolhas, que são influenciadas pelo contexto, pela momento de vida, pela situação em que cada pessoa está vivenciando.

Hierarquias de valores são culturalmente construídas e, se você precisa entender melhor o seu consumidor, busque compreender essa racionalidade econômica de dentro e de perto. O que eles dizem na pesquisa do instituto nem sempre é o que de fato fazem, precisamos ir mais fundo numa outra camada de compreensão. Daí, entra a artesania intelectual, pensar sobre os novos tempos, as pessoas inseridas nesses diversos contextos e mais: como se comportam.

Sempre defendo que mais do que saber o que o consumidor compra (porque isso os dados duros já nos mostram), é preciso mapear a jornada de consumo, ou seja, as usabilidades. Mais do que prestar atenção na decisão, é saber compreender quais serão os usos que as pessoas farão daquele produto e serviço, bem como entender emoções e sensações que as experiências proporcionaram.

Na era que o tempo e as relações viraram moedas, como simplesmente se satisfazer com perguntas rasas?
Caro leitor, estamos na fase em que não se pergunta, se observa, o tempo todo, tudo, a toda hora. A conexão 24/7 nos condiciona a estarmos ligados a uma constante fonte de informação. Use a consciência do seu lugar na vida, no mundo, no dia a dia, para colecionar informações e exercite transformá-las em conhecimento.

Fonte: Portal Consumidor Moderno, 23/08/2018.

SICOM

O SICOM – Sindicato do Comércio da Região de Chapecó – atua como um importante aliado das empresas do comércio. Tem como foco principal o associado, por isso, trabalha com o propósito de coordenar, proteger e defender todas as atividades econômicas relacionadas ao comércio.

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