Loja virtual e família

Loja virtual e família

Conciliar trabalho e família pode ser ainda mais cansativo quando o trabalho ocorre dentro de casa. É o caso da modalidade home office. Quem faz a gestão de uma loja virtual, por exemplo, tem que dividir a atenção entre os horários em frente ao computador, o envio dos produtos, as solicitações de clientes, o recebimento e organização de estoque. São muitas atribuições – e que, com frequência, são cuidadas por uma única pessoa.

Organize-se melhor: Um bom planejamento será de grande ajuda para conciliar suas obrigações e oferecer tempo suficiente para curtir uma folga. Para isso, é preciso administrar o seu tempo. Liste suas tarefas profissionais e pessoais diariamente e tenha em mente seus horários e prazos a cumprir. Se precisar sair para postar encomendas, aproveite para passar no mercado. Utilize a internet para aquilo que normalmente precisaria sair de casa, como o pagamento de contas. Isso também economiza o seu tempo gasto em filas.

Adiante o trabalho: Uma boa dose de concentração ajuda neste quesito. Se, dentro do seu horário, administrando a sua loja virtual, você consegue adiantar algumas de suas tarefas, ou mesmo iniciá-las um pouco antes, faça isso. Nunca se sabe quando vamos precisar de minutos extras para resolver outros problemas que aparecem no nosso dia a dia.

Se as crianças foram para a escola, e você tem bastante tempo só para você e seu trabalho em casa, seja o máximo de produtiva possível. Isso fará a diferença naqueles dias em que estiver exausta e sem energia. O trabalho adiantado nos permite respirar um pouco mais.

Uma coisa de cada vez: Ainda que todas as tarefas, sejam profissionais ou pessoais, pareçam estar sempre se cruzando na sua rotina, é importante saber separar as coisas. As horas destinadas à sua loja virtual devem ser exclusivas para ela, assim como os momentos de relaxamento, como a hora do seu almoço, devem ser exclusivos e muito bem aproveitados. Precisamos dessa pausa, ou o estresse toma conta de nós. Use os intervalos para desabafar com amigos, conversar, tomar aquele chá de que tanto gosta. E se estiver em horário de trabalho, faça o possível para não ser interrompida.

Delegue funções: A responsabilidade de cuidar bem da casa não é só sua. Seu cônjuge pode ajudar, e seus filhos também. Há pequenas tarefas apropriadas a determinadas idades e que podem ser bastante educativas para as crianças e adolescentes. Uma mãozinha na hora de lavar os pratos, por exemplo. Ou ainda guardar as próprias roupas no armário.

A diferença: Balancear as obrigações é importante, afinal, todos vivem na mesma casa. Carregar todas as funções nas costas a deixará sem energia no final do dia, e essa sensação de esgotamento não será positiva. Com um pouco de coragem, liberte-se da necessidade de fazer tudo por conta própria e conte com a ajuda de sua família.

Evite procrastinar: A procrastinação é bastante associada à ansiedade. Ao deixar coisas para depois, é certo que nos culpemos e fiquemos ansiosos pela pendência que não foi cumprida. E deixar certas coisas para fazer mais adiante poderá resultar no acúmulo de tarefas. Afinal de contas, não sabemos que imprevistos podem surgir no dia seguinte, e como daremos conta de tudo de uma só vez. Evitar a procrastinação também significa estar mais preparada para eventuais surpresas, que podem ser bastante inoportunas.

Exercitar e relaxar: Muito além da pausa na hora do almoço ou do chá no meio da tarde, tente organizar sua rotina para um momento maior de relaxamento. Um momento para você. Uma ótima ideia são os exercícios físicos. Você pode optar por corridas, caminhadas, pedalada, aula de aeróbica ou algum tipo de dança. O importante é que aquela atividade seja do seu agrado, e não mais uma obrigação a cumprir.

Comunique-se adequadamente: A comunicação é importante em qualquer setor. E também será muito funcional na sua relação trabalho-casa. É importante colocar para fora seus sentimentos, pensamentos e angústias.

Se a sua rotina está muito difícil para você, não hesite em pedir ajuda, seja aos familiares, seja a algum amigo de confiança. Uma “mãozinha” naqueles dias mais pesados de labor pode trazer grande alívio para a sua cabeça.

Fonte: http://www.boxloja.com/blog/equilibrar-loja-virtual-familia/

 

SICOM

O SICOM – Sindicato do Comércio da Região de Chapecó – atua como um importante aliado das empresas do comércio. Tem como foco principal o associado, por isso, trabalha com o propósito de coordenar, proteger e defender todas as atividades econômicas relacionadas ao comércio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *