Antes de fechar a loja, apague a luz

Já pensou em uma lei que obrigasse uma loja a desligar a luz após o fechamento do estabelecimento, inclusive a da vitrine? Acredite: essa é uma proposta em tramitação na Câmara dos Deputados. A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou uma proposta (PL 3131/15) que regula o desligamento da iluminação no comércio durante […]

Novos meios de pagamento e o varejo

Novos meios de pagamento e o varejo

A maneira como pagamos está mudando drasticamente. Mais e mais consumidores estão usando dispositivos conectados, smartphones e outros meios digitais para pagar e receber pagamentos; ao mesmo tempo, novas tecnologias e um número crescente de players da indústria estão transformando as experiências de pagamento de uma forma fascinante. Em nossas conversas com participantes do ecossistema […]

Varejo: a simplicidade que encanta

A interação próxima e pessoal entre comerciantes e clientes, a disponibilidade de mercadorias e o bom atendimento eram situações comuns no passado, nos tempos em que as pessoas faziam suas compras nas lojas ou supermercados de bairro. Os comerciantes conheciam as preferências dos seus clientes mais fiéis, não havia longas filas e o dono do […]

Troca e devolução de produtos

De modo semelhante a uma loja física, a devolução de produtos é uma parte inevitável das vendas online. É muito comum que as pessoas comprem produtos online e precisem trocá-los ou devolvê-los, seja por motivos de cor ou tamanho inadequado, ou ainda porque o artigo não atendeu às expectativas do cliente. Muitos lojistas encaram esse […]

Ganha quem conhece o cliente

Não basta contar com os dados, é preciso aplicá-los aos negócios, gerando insights e, principalmente, ações que levem ao aumento das vendas e/ou à redução de custos. Enfrentando uma concorrência cada vez mais acirrada e buscando atrair consumidores que não aceitam mais esperar em filas, ou mesmo uma experiência “mais ou menos” nas lojas, o […]

Compras por impulso

Compras por impulso

Em meio à recessão econômica, 37% dos brasileiros disseram que compraram algo que não precisavam devido a facilidade de crédito. A informação faz parte da pesquisa “Uso do Crédito”,  realizada pela SPC Brasil. Para os clientes, as lojas virtuais seriam as que mais incentivam e facilitam a compra em crédito (29%), seguido de supermercados (19%) […]

Loja virtual e família

Loja virtual e família

Conciliar trabalho e família pode ser ainda mais cansativo quando o trabalho ocorre dentro de casa. É o caso da modalidade home office. Quem faz a gestão de uma loja virtual, por exemplo, tem que dividir a atenção entre os horários em frente ao computador, o envio dos produtos, as solicitações de clientes, o recebimento […]

Custo de aquisição de clientes

Custo de aquisição de clientes

O fluxo de nutrição é uma ferramenta poderosa e eficiente para diminuir o custo de aquisição de clientes (CAC), educar seus potenciais clientes e fazer com que eles deem o próximo passo em direção à compra de maneira mais rápida. Se feito de maneira errada ou não planejada, contudo, ele pode ter seus benefícios reduzidos […]

Aumento de vendas, para todo varejista

Aumento de vendas, para todo varejista

É uma discussão que já leva tempos. Como tornar a minha loja mais atrativa e propícia para uma experiência ideal de compra? Como se sabe, o varejo tem passado por uma grande transformação onde, para ser competitivo, é cada vez mais importante aliar estratégias de atração e o conhecimento do consumidor em todo o ciclo […]

Varejistas vão do online para loja física

Varejistas vão do online para loja física

Apesar do bom do comércio eletrônico que houve nos últimos anos, a ida à loja física, onde o consumidor pode ver, tocar e experimentar os produtos, ainda exerce forte influência na decisão de compra de categorias importantes, como alimentos, bebidas, móveis e roupas. De olho no impulso extra nas vendas que o contato físico com […]